• Stream
  • Portfolio
  • About
A cadeira Tee tem como base os princípios do design emocional e a capacidade de proporcionar ao usuário uma ligação intima com o produto, através de sua proporção aconchegante e o uso dos materiais que lhe proporcionam um visual mais simples e moderno.

A opção pelo uso do material (compensado) cru com adição de cores em alguns detalhes é baseada em pesquisas de tendências na área moveleira. Este estilo de aplicação de materiais vem ganhando grande visibilidade ao redor do mundo sendo divulgado em diversos sites da área.

Em regiões onde o design mobiliário vem se destacando, profissionais estão utilizando cada vez mais materiais crus com aplicação de detalhes com cores vivas. Geralmente as peças são confeccionadas de maneira simples, compensado ou madeiras locais de fácil manuseio, cortes automatizados que permitem a fácil montagem de peças e uma menor necessidade de acabamento.
O uso do compensado sem revestimento de melamina tem como objetivo destacar a beleza do material. A chapa clara com veios discretos e a área cortada onde as lâminas que formam o material aparecem em vários tons. O não uso da melamina evita o efeito onde a cobertura artificial aparenta revestir um material de má qualidade.

Os encaixes do assento, encosto e das barras de sustentação, além de gerar mais estabilidade ao sentar, também foram pensados para gerar formas segregadas que contrastam com a homogeneidade estética do perfil da cadeira.
Cortadas em Router CNC, as peças são planificadas em chapas de compensado de 20mm de expessura com dimensões de 1600 X 2200mm. É possível fabricar 5 cadeiras a cada 2 chapas utilizadas.
A cadeira Tee foi pensada para um público que vem crescendo, de pessoas ligadas a produtos customizáveis e com aparência de manufaturados, móveis simples que possibilitem aos clientes a escolha na aplicação de detalhes. O objetivo é fazer com que o cliente sinta como se fizesse parte da produção da cadeira, ao escolher a cor e onde quer que ela seja aplicada, transformando-a em algo pessoal, que represente seu estilo de vida.

Feita para momentos descontraídos, conversas, leitura, reuniões com amigos: momentos onde a cadeira possa servir como extensão da personalidade do usuário.
Projeto realizado juntamente com Thiago Viana, pela Id+a Belo Horizonte.
Thiago Viana no Coroflot:
http://www.coroflot.com/thiagoviana
Veja também o portifólio da Id+a no Behance:
http://www.behance.net/ideabh
Tee Chair

A cadeira Tee tem como base os princípios do design emocional e a capacidade de proporcionar ao usuário uma ligação intima com o produto, através de sua proporção aconchegante e o uso dos materiais que lhe proporcionam um visual mais simples e moderno.

Lucas Couto
Product Designer Belo Horizonte, Brazil