As políticas inclusivas, que agora têm o apoio de leis federais e estaduais, ordenam que toda a escola regular deve admitir crianças portadoras de deficiência. A escola tem que se adaptar e adquirir equipamentos e produtos necessários para a inclusão desses alunos. Porém, existem poucos fabricantes de produtos para pessoas com deficiência. Cada pessoa têm uma necessidade diferente, logo a produção em série de produtos fica inviável. Observando esse cenário, veio a ideia de projetar um brinquedo que se adapte aos diferentes graus de distúrbios das crianças com necessidades especiais, que possa ser utilizado nas escolas e que principalmente, seja passível de produção em série.
Crianças que apresentam déficits psicomotores generalizados têm a impossibilidade da ação corporal, o que interfere negativamente no desenvolvimento e no crescimento infantil. O COBO foi projetado para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças promovendo o aumento do desenvolvimento motor, cognição, linguagem e auto-cuidados através da reeducação psicomotora. O produto segue o princípio das atividades que estimulam a associação de idéias, muito comum na educação infantil, realizadas através de exercícios de ligar. Utilizando esse princípio de associar idéias semelhantes, foi desenvolvida uma estrutura de 4 lados com recortes que formam caminhos e ligam uma idéia à outra através de manípulos deslizantes. A estrutura também permite alterar as “idéias” a serem ligadas realizando grupos diferentes de atividades.
Para serem utilizadas no produto todas as atividades seguem o mesmo padrão do exemplo acima, ligando uma ficha associada a outra pela lógica desejada, seguindo através do caminho o trajeto entre elas. Por exemplo, na atividade de alfabetização as fichas devem ser fixadas de maneira as letras fiquem de um lado e os desenhos cujas iniciais comecem com as letras de outro, isso faz com que a criança desloque o manípulo da letra para o desenho correspondente ou vice e versa. As atividades podem ser colocadas em mais de uma face do COBO que acordo com as quantidades de fichas disponíveis.
Aluno da APAE com Hidrocefalia (2 anos)
Crianças do 1º ano do ensino regular
Aluno da APAE com Síndrome de Down (15 anos)
Crianças da educação Infantil
gLike
Brinquedo COBO

Prêmio Menção Honrosa do VII Concurso de Criação de Brinquedos (2011).
Brinquedo projetado para auxiliar no desenvolvimento de crianças promovendo o aumento da coordenação motora e cognição através da associação de pares.

View Website
Tálita Bitencourt
Projetista de Produto na COPOBRAS S/A Tubarão, Brazil